A McLaren Automotive continua a sua senda ambiciosa de se tornar numa "sombra" da Ferrari enquanto construtor de automóveis superdesportivos de grande prestígio, igualmente ancorada numa imagem vitoriosa ganha nas pistas de Fórmula 1. E, pela primeira vez desde que se relançou na construção de veículos de estrada, em 2011, substitui um modelo: o 720S anuncia-se maior, mais aerodinâmico, eficaz e rápido que o 650S que era, no fundo, o original 12C rebaptizado.
Para acompanhar o lançamento, faz-se acompanhar com um vídeo fantástico, rodado no autódromo de Portimão, com Bruno Senna ao volante. No espectacular traçado algarvio, o 720S rodou e… "driftou" sobre mensagens inesquecíveis do mítico Ayrton Senna, tio do condutor do novo McLaren. Só o vídeo (ver abaixo) já nos deixa… com pele de galinha!
Mas não é menos impressionante saber como concebeu a McLaren o seu 720S, como sempre nos seus automóveis de estrada – tal como nos F1, desde 1981 – inteiramente construído em fibra de carbono. Técnica que a marca domina como nenhuma outra, não só pela experiência na F1, mas também por a ter aplicado naquele que ainda hoje é considerado como um dos melhores superdesportivos de sempre, o McLaren F1.
Tudo foi refeito, inclusive o motor V8 biturbo que viu a sua cilindrada aumentada de 3,8 para 4 litros, com a potência a atingir agora os 720 cv (tal como a designação do carro deixava antever) e 770 Nm. Diz a McLaren que 41% dos seus componentes são novos, nomeadamente os turbocompressores "twin scroll" e vários elementos em ligas leves. Valores que já embaraçam o… Lamborghini Huracán Performante, hoje apresentado ali ao lado…
A arte da McLaren vê-se ainda na forma como consegue tornar um superdesportivo de excepção num automóvel… prático. Com um bom acesso ao habitáculo pelas grandes portas chamadas "em asa de borboleta" que se elevam, mas também com… muito espaço para bagagens! Sim, isso mesmo, um total de 360 litros, divididos por 150 litros à frente e 210 litros atrás dos bancos, já são suficientes para umas férias a dois. E tem ainda detalhes deliciosos como uma sequência de boas-vindas quando o condutor se aproxima, abrindo os retrovisores, ligando piscas e luzes e iluminando o compartimento do motor!
Quando chega a altura de acelerar, o McLaren 720S tem um chassis ultracompetente mas não facilita em nada, mantendo uma série de controlos electrónicos para aumentar a sua eficácia, com um sistema Proactive Chassis Control II reprogramado ou um sistema de controlo variável de… "drift", além de travões carbocerâmicos ou os amortecedores magnéticos que dispensam as barras estabilizadoras.
Mais uma obra de arte vinda da McLaren Automotive para ficar na rica história dos superdesportivos que vale a pena admirar nas fotos e no vídeo que apresentamos!